Secretaria Municipal de Saúde presta contas na CMCF

por fernando — publicado 26/02/2021 15h55, última modificação 26/02/2021 15h55
Secretaria Municipal de Saúde presta contas na CMCF

Vereadores acompanharam ações enumeradas pela Secretaria Municipal de Saúde entre setembro e dezembro de 2020

Na tarde desta quinta-feira (25), representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Coronel Fabriciano promoveram, na Câmara Municipal (CMCF), a prestação de contas da pasta referente ao último quadrimestre de 2020. O relatório apresentado pelo Município aos vereadores apontou, entre outras informações, ampliação do número de leitos do Hospital Dr. José Maria Morais, bem como habilitação de dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19 e de 15 leitos de retaguarda com suporte ventilatório na mesma unidade.

“É a transparência das ações públicas. São investimentos e avanços assistenciais na Saúde de Coronel Fabriciano”, destacou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Cacau.

A obrigatória prestação de contas entre setembro e dezembro do ano passado também informou, além de investimentos, o número de atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h (47.380); quantidade de atendimentos (361) e procedimentos (1.014) prestados pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD); lançamento do Plano Nacional de Operacionalização de Vacina Contra a Covid-19; implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional; número de internações no Hospital Dr. José Maria Morais (727); campanhas de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite; produções ambulatoriais; informações sobre casos e internações referentes à Covid-19; campanhas Outubro Rosa (de prevenção ao Câncer de Mama) e Novembro Azul (de prevenção ao Câncer de Próstata); e número de atendimentos realizados no Centro de Referência Covid-19 (5.870).

Próximos meses

“Em abril, voltaremos com o Relatório Anual de Gestão (2020) e, em maio, mostraremos os dados do primeiro quadrimestre deste ano. Esses primeiros meses da gestão pública municipal estão sendo direcionados à vacinação contra a Covid-19, criando, assim, a logística de imunização dos grupos prioritários, sendo que todas as nossas ações neste sentido passam por ouvir o Conselho Municipal de Saúde”, frisou Ricardo Cacau.

Vereadores

A prestação de contas promovida pelo Município na tarde desta quinta-feira foi elogiada por parlamentares. “Tudo foi muito bem explicado. Há muita transparência nas informações”, ratificou a vereadora Lucimar do Salão (PSDB).

“Essa prestação de contas é muito importante. E o povo está consciente de que estamos fiscalizando e fazendo o melhor pela nossa cidade, especialmente na Saúde”, observou o presidente da CMCF, vereador Miltinho do Sacolão (PSDB).

O parlamentar Reginaldo Messias (PSD) lembrou “os cuidados praticados pela Secretaria Municipal de Saúde nos atendimentos aos pacientes que contraíram a Covid-19, por meio do Centro de Referência instalado pelo Município durante a pandemia”.

“Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano pela atuação transparente e pelo trabalho concreto que nos foi apresentado hoje (25)”, destacou o vereador Ronaldinho (PROS).

Por fim, o também parlamentar Zezinho do Sinttrocel (PCdoB) classificou que os investimentos feitos pelo Município na área da Saúde no último quadrimestre de 2020 foram aplicados com “muita eficiência e responsabilidade”.